quinta-feira, 19 de julho de 2018

1978-07-19 - Paginas Vermelhas Nº 04 Sep - PC(ml)P

Para ver todo o documento clik AQUI
INTRODUÇÃO

Para que o Partido possa mais profundamente assimilar a orientação política traçada para a actuação junto do Movimento Comunista Internacional, bem como para que todos os camaradas possam mais facilmente compreender a actual luta ideológica que se desenvolve ao nível internacional, a COMORG, em colaboração com a Comissão das Relações Externas do CC, decidiu publicar o presente Suplemento ao PV, bem como, de futuro, prestar a todo o Partido uma mais profunda informação sobre o MCI.

A complexidade da situação que se verifica no seio do MCI justifica plenamente esta nossa iniciativa. Assiste-se efectivamente a tomadas de posição por parte de Partidos ou Organizações Marxistas-Leninistas que vão contra as posições Marxistas-Leninistas defendidas pelo nosso Partido. Foi o caso do Partido do Trabalho da Albânia, do Partido Comunista do Brasil, no passado; é o caso mais recente do Partido Comunista marxista-leninista da Bélgica e inclusive do próprio Partido Comunista da China. Isto para só referir estes. Em resumo, assistimos a uma luta entre o Marxismo-Leninismo e o revisionismo, cujo relato, por razões próprias à salvaguarda, da unidade comunista, não nos parece aconselhável tomar público. Continuaremos a tomar posições públicas sobre os vários assuntos políticos polémicos que directamente nos digam respeito (Vietname; Jugoslávia; "Ameaça Russa"; etc.), bem como relataremos na nossa imprensa as posições correctas doutros Partidos e Organizações irmãs, sem contudo, trazermos a público as divergências existentes entre nós e os outros Partidos, ou entre eles próprios.”. Claro que, nos resguardamos o direito de responder publicamente às críticas ou acusações que da mesma forma nos forem feitas.

É assim que, sempre que as razões nos aconselhem e as possibilidades nos permitam, internamente: divulgaremos materiais e posições doutros Partidos irmãos, para que todos os camaradas possam estuda-las e se necessário, tomarem uma posição reflectida.

Por último, a publicação do presente Suplemento favorecerá consideravelmente a própria compreensão da parte do Informe do CC a apresentar ao VI Congresso Nacional do Partido, já que, embora sintética e resumidamente, ela abordará estas questões.

Sem comentários:

Enviar um comentário