sexta-feira, 29 de junho de 2018

1978-06-29 - O Povo de Guimarães Nº 018

Para ver todo o documento clik AQUI 

OPINIÃO
de
SALGADO LOBO

O Serviço Nacional de Saúde será um teste.
O ordenamento constitucional impõe-no e as necessidades assistenciais das classes desfavorecidas e das populações das regiões interiores reclamam-no.
Bem implantado a toda a escala territorial, significará uma descentralização de serviços essenciais, de que todos somos consumidores.
O projecto tem, ainda, uma inspiração constitucional igualitarista e a respiração do ar puro e popularmente aceite da construção duma sociedade sem classes.
E quase uma excepção, perante as soluções tecnocráticas e economicistas avançadas noutros domínios, particularmente os económicos, onde cada vez ganha mais terreno a imitação de modelos dos países capitalistas avançados da Europa.

Mário Soares reconheceu-o: o primeiro governo constitucional não lançou as bases de resolução de qualquer grave problema nacional sectorial, nem no ensino, nem na saúde nem na habitação.
Por isso, a nossa opinião de que se trata dum verdadeiro teste.
Teste negativo para as esperanças populares e pendor socializante de todas as consultas eleitorais se o projecto sofrer a desfiguração imitadora de modelos alheios ou os conservadorismos de todas as matizes o desfigurarem.
Teste positivo se o governo, maioritariamente socialista, resistir às pressões já desencadeadas no sentido do seu esvaziamento ou da prolação do seu efectivo avanço.
E mais que tempo do segundo governo constitucional dar um sinal positivo num sector amplo e importante, como o da saúde, onde convergem todas as pressões da dureza da vida de todos nós.
Esperamos que o teste seja positivo.



Sem comentários:

Enviar um comentário