sábado, 9 de junho de 2018

1978-06-09 - MANIFESTO AOS TRABALHADORES DA O.G.M.A. - TCHD


TRIBUNAL CÍVICO HUM. DELGADO


MANIFESTO AOS TRABALHADORES DA O.G.M.A.


Companheiros!

Foi divulgado ao povo português a formação do Tribunal Cívico Humberto Delgado. Um numeroso grupo de personalidades antifascistas faz ouvir a sua voz, comprometendo-se a erguer um tribunal de opinião, que condene exemplar e fundamentalmente a Pide, suporte do odioso regime fascista, e trouxesse a depor publicamente, perante o povo, os testemunhos vivos da repressão daqueles que sofreram na carne torturas, prisões e perseguições.


O Fascismo não é uma página da nossa história definitivamente virada e esquecida. Aqueles que pretendem fazer esquece-lo são, no fim de contas, os mesmos que à sombra e ao seu serviço gozaram da maior impunidade para os crimes contra o Povo que iam cometendo. O combate diário e organizado contra o fascismo e uma tarefa urgente para todos os democratas que sabem ser esse o inimigo interno principal do Povo português. Ele é o regime preferencial da grande burguesia, e do imperialismo, e combatê-lo é combater as raízes políticas da ofensiva desencadeada contra as conquistas de Abril. Esta ofensiva apresenta-se sob diversas formas e variadas etiquetas. Hoje o fascismo em Portugal tem um projecto de regresso e de reabilitação que procura insistentemente mia "base de apoio popular feita de esquecimento, de desespero, de manipulação e de perda de perspectivas. É junto das massas populares, que a acção antifascista se torna mais necessária e urgente; é aí que se trava um dos combates decisivos para o futuro do nosso Povo. Este é o caminho, e quem o abandonar sob qualquer pretexto demonstrará apenas espírito de conciliação com os inimigos do povo e com a sua ofensiva interna e externa, contra as liberdades e as conquistas de Abril. COMPANHEIROS! Hoje há quem volte a ter medo de dizer publicamente o sem ódio à Pide, de denunciar a protecção que lhes é dada, chegando ao cúmulo de serem elogiados em Tribunal, mas é precisamente para que o medo e o silêncio não se instalem de novo, que todos os antifascistas devem formar uma forte barreira, e continuar a fazer ouvir a sua voz. Foi precisamente por não querer passar uma esponja sobre o passado, e o querer condenar os crimes e a repressão da Gestapo Portuguesa, e o regime que ferviam, que foi formado o Tribunal de opinião - o TRIBUNAL CÍVICO HUMBERTO DELGADO.

Os trabalhadores da O.G.M.A. abaixo-assinados dão o seu apoio a este manifesto, assim como ao TCHD, e aos objectivos a que se propõem.


DIA 10 DE JUNHO - ÀS 15 HORAS - NA VOZ DO OPERÁRIO, será lida a 1a sentença, deve contar com a presença de todos os que não querem o fascismo de volta a terras Portuguesas. FASCISMO NUNCA MAIS!


ASSINAM 102 TRABALHADORES


ALVERCA, 9 de JUNHO de 1978



Sem comentários:

Enviar um comentário