domingo, 17 de junho de 2018

1978-06-00 - Luta Operária Sindical Nº 01 - MES


Para ver todo o documento clik AQUI
EDITORIAL

A saída deste primeiro número do boletim do Departamento de Trabalho sindical e de empresa do Comité Central coincide com o início duma segunda fase de trabalho do DETSE do CC que pretende essencialmente consolidar o trabalho já realizado, aumentar significativamente o contacto directo com as estruturas do Partido e os seus responsáveis e dirigentes sindicais, encontrar formas eficazes de garantir uma unidade de acção de todo o Partido na aplicação da sua linha política para a frente de luta sindical e operária e sindical e, finalmente, fornecer um conjunto de instrumentos teóricos e práticos a todos os activistas sindicais do Partido que reforcem a nossa capacidade de intervenção e direcção no Movimento Sindical Unitário.
Para desempenhar estas tarefas conta o DETSE/CC com um número muito restrito de militantes (1 responsável do CC e do Secretariado Político e 4 militantes) e com uma ausência quase total de relatórios informativos ou solicitações de apoio por parte das estruturas e responsáveis sindicais do Partido. No entanto, o Plano de trabalho do departamento, cujo resumo e publicado neste boletim, tem constituído um importante instrumento de disciplinamento do trabalho do Departamento e o seu cumprimento garantirá a possibilidade de dar um passo em frente na correcção organizativa e política do nosso trabalho sindical que e inadiável.
O "LUTA OPERÁRIA E SINDICAL" - o boletim do DETSE do CC - pretende assim contribuir para alcançar os objectivos atrás apontados. Sairá de 2 em 2 meses numa 1ª fase e procurara assegurar uma cobertura o mais alargada possível das questões resultantes da intervenção sindical do Partido.
Não se fazem aqui os costumeiros apelos moralistas à participação no boletim pelas estruturas e militantes. Do ponto de vista do DETSE/CC essa e uma batalha que se ganha ou se perde com a capacidade que o boletim souber ou não conquistar de passar a ser um instrumento necessário ao trabalho militante de todos os camaradas activistas sindicais do Partido. Esta é orientação que será imprimida a este boletim e que não aparece tão claramente quanto queríamos neste número l, já que dificuldades organizativas na articulação com o Departamento Central (no que diz respeito a sua elaboração técnica) e no funcionamento do próprio DETSE/CC (que levaram a uma redução do seu quadro de militantes e a uma melhor integração no Partido de camaradas que trabalharam no Departamento nesta primeira fase) impediram que este número do boletim tivesse a estrutura mais adequada: preparado para sair no início de Maio, sai no início de Junho com alguns documentos já desactualizados e com alguns complementos indispensáveis.

Lisboa, 8 de Junho de 1978
O Departamento de Trabalho Sindical e de Empresa do Comité Central do M.E.S,




Sem comentários:

Enviar um comentário