quarta-feira, 30 de maio de 2018

1978-05-30 - O PC(m-l)P APOIA A LUTA DO POVO DE LAVRA PELA MELHORIA DOS TRANSPORTES - PC(ml)P


O PC(m-l)P APOIA A LUTA DO POVO DE LAVRA PELA MELHORIA DOS TRANSPORTES


O PC(m-l)P desde sempre apoiou a luta popular dos moradores por uma habitação condigna, água, luz, saneamento, etc.
Desse ponto de vista, o nosso Partido tem apoiado a Comissão do Luta pela melhoria dos transportes, formada há algum tempo na freguesia de Lavra. Desde o 25 de Abril já por várias vezes se levantou o problema, mas o que se resolveu até hoje não satisfaz as nossas necessidades.
Apoiamos o programa definido pela comissão de luta, até porque ao contrário do que outros antes se limitaram a fazer, esta comissão pretende que sejam os moradores a prenunciarem-se sobre as reivindicações a apresentar, fazendo para isso plenários onde os problemas, possam ser discutidos; pretende ainda a comissão mobilizar os moradores para formas de luta mais avançadas, se necessário for de modo a que sejam satisfeitas as suas reivindicações e os sócios da empresa A. MAIA engulam o que disseram há algum tempo:” - É assim, e é se queremsenão vão a pé!"
O nosso Partido teve conhecimento da sabotagem levada a cabo pelo Presidente da Associação Guerra Junqueiro em Cabanelas, onde a CL pretendia realizar, um plenário, o qual aquele, depois de se ter responsabilizado pela sua permissão, no próprio dia acabou por o impedir.
Este senhor apontou como solução do problema, e para que a CL não tivesse muito trabalho, que recolhêssemos umas assinaturas ou então que não nos chateássemos pois o povo, segundo disse não liga nada, que se lixo, que tirem a carta e comprem carro como ele fez. O que este senhor disse não é de admirar pois o "PCP(m-l)" que ele defende também se caracteriza por caluniar e combater os trabalhadores em luta nas empresas e por apoiar a burguesia da direita tradicional na saída da crise que procura resolver à custa da sua miséria e desemprego.
Também a Associação de Moradores da Praia de Angeiras ao ser contactada com o objectivo de se estabelecer uma frente de luta mais ampla, recusou qualquer tipo de participação.
Em primeiro lugar, o PC(m-l)P considera que é uma posição que vai contra a luta do povo de Lavra, nomeadamente aqueles que a Associação representa e nela confiam, que vai contra os princípios que devem orientar uma associação e que são para além da organização dos moradores, a defesa dos seus problemas, seja de que tipo forem.
Em segundo lugar, nós achamos, que apesar de tudo a maioria dos seus directores são pessoas do povo, capazes de por si próprias apoiarem a luta desde que compreendam a sua justeza. Se o não fazem desde já e porque ainda são muito influenciados por um ou dois oportunistas, afectos à “UDP/PCP(R)”, partido que muito diz defender os trabalhadores e as suas lutas, mas que na prática se lhes se opõem como se pode ver também, pelo apoio que deram ao chamado caderno reivindicativo da INTER, no qual está defendia a miséria para os trabalhadores, como o mostra, o facto de ter sido logo aceite pelo governo, sem mesmo ter sido imposto pela luta.
Que razão válida pode haver para se estar contra uma luta que é pela melhoria dos transportes públicos para o povo?!
Enfim, não será estranho às pessoas de Lavra que estes oportunistas se oponham tanto em fazer coro com os fachos contra a comissão de luta dos transportes?
Algumas pessoas dizem, referindo-se a movimentos anteriores, que já muito se tentou fazer e pouco se conseguiu. Ora, isto não é argumento, porque das vezes anteriores se procurou agradar a uns e a outros, isto é, melhorar os transportes dos moradores, sim mas sem prejudicar os lucros da empresa. O que a comissão de luta deve fazer não é pois, defender os interesses da empresa, mas limitar-se em defender até ao fim os interesses dos moradores.
Só desta forma se pode conseguir uma verdadeira melhoria, nem que tenha de ser até formas de luta mais radicais.
Povo de Lavra, a luta pela melhoria dos transportes insere-se na luta contra a burguesia, contra a sua política de miséria para os trabalhadores, Mobilizemo-nos pela conquista dos nossos direitos, por melhores transportes, contra a política, de aumentar os transportes em vez de os melhorar.

- MELHORES TRANSPORTES, SIM; AUMENTOS, NÃO!
- DESMASCAREMOS OS INIMIGOS DO POVO!
- OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE, O POVO NÃO A PAGARÁ!
- A LUTA CONTINUA!
- EM FRENTE PELO SOCIALISMO! ABAIXO O CAPITALISMO!

Lavra, 30 de Maio de 1978
PARTIDO COMUNISTA (marxista-leninista) PORTUGUÊS

Sem comentários:

Enviar um comentário