domingo, 27 de maio de 2018

1978-05-27 - MANIFESTO - Movimento Estudantil



MANIFESTO

COMISSÃO DE ESTUDANTES DE LUTA PELA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

Como é do conhecimento público, o II Governo constitucional celebrou recentemente um acordo com o Fundo Monetário Internacional com vista a atribuição ao nosso país de um "grande empréstimo" de 750 milhões de dólares. Pelas palavras que pudemos ouvir na televisão por parte de Mário Soares e Vítor Constâncio poderá parecer que este acordo constitui a "solução milagrosa" para os problemas nacionais, para a crise económica. Mas, de facto, não o é. E para o verificarmos bastará uma leitura atenta da "carta de intenções" que o Governo se viu forçado a publicar. Ai se revela que, ao fim e ao cabo, da liberalização do comércio externo as novas desvalorizações do escudo, as verdadeiras intenções do FMI são a subjugação do nosso país ao imperialismo, a sufocação das aspirações democráticas do nosso povo por uma sociedade nova e mais justa.

Na verdade, este acordo vem abrir as portas ao saque e à pilhagem das nossas riquezas e do suor dos trabalhadores por parte das grandes potências estrangeiras, negando, simultaneamente, qualquer hipótese de desenvolvimento da produção nacional orientada de acordo com os interesses e necessidades nacionais, mantendo, e agravando mesmo, o nível de desemprego actualmente existente. É esta a situação que se dará no nosso país como se deu em numerosos países do mundo onde interveio o FMI. Lembremos apenas o caso do Chile no tempo do Governo de Allende ou os actuais acontecimentos no Peru.
As tradições de luta anti-imperialista da juventude estudantil, que várias vezes saiu à rua combatendo com o preço do seu sangue, nomeadamente contra a guerra colonial e a agressão norte-americana na Indochina, os seus sentimentos profundos de patriotismo conferem-lhe um papel de destaque na luta pela independência nacional. A política prosseguida pelo MEC tem vindo a agravar as contradições crescentes do sistema de ensino gerando uma situação de total ausência de garantias quanto ao futuro dos estudantes e de um grande sector dos professores. Tal situação é consequência de uma política de selectividade extrema, de desemprego e de impedimento do desenvolvimento global da juventude com vista à própria melhoria das condições de vida do povo. Por outro lado, dentro das linhas do acordo com o FMI, verificamos que, enquanto se reduz drasticamente o orçamento para a educação, procede-se à reintegração e indemnização de toda uma série de personagens que merecem o repúdio dos estudantes e do povo. Eis a identidade entre a política do MEC e a do FMI. O relatório do Banco Mundial constitui a sua confirmação e a directiva para uma execução de forma mais sistemática. Eis, porque, com este acordo em marcha, o futuro dos estudantes será um futuro negro, será a continuação da promoção do obscurantismo; contra ele certamente que todos os estudantes democratas se levantarão vigorosamente; para isso, colega, tens em mãos este manifesto.
Por isso, a necessidade de congregar a revolta e a energia dos estudantes da região de Lisboa, expressas já em moções aprovadas em diversas escolas, numa Comissão de Estudantes de Luta pela Independência Nacional formada por largas dezenas de estudantes pertencentes a estruturas representativas de outras tantas escolas unidos numa base ampla de luta pela independência nacional contra os vários imperialismos com o objectivo de denunciar o acordo; exigir a sua anulação; combater as suas consequências gravosas do futuro da juventude no domínio da educação. Para tal lançará iniciativas que estimulem a unidade e a mobilização dos estudantes.
Por isso, colega, a necessidade da tua participação activa nesta luta que é de todos os estudantes sinceramente democratas e patriotas contra o futuro que nos cozinhais no Banco Mundial e na 5 de Outubro, por um futuro à medida das tuas aspirações.

NÃO MAIS HUMILHAÇÕES NEM VEXAMES!
VIVA INDEPENDÊNCIA NACIONAL!

Lisboa, 27 de Maio de 1978

Faculdade de Direito da Lisboa:
ANTÓNIO JOSÉ OLIVEIRA - CC.
ANTÓNIO SIMÕES (t.-est.) - A.R. e CC
Faculdade de Letras de Lisboa:
JOAQUIM PINTASSILGO - d. tur. e CC
BERNARDO LEITÃO (t.-est.) - AR, CP Fil.d. tur.
Faculdade de Medicina de Lisboa:
GILBERTO ANDREZ- CL res, e bolseiros
Faculdade de Farmácia de Lisboa:
JOÃO ROSA - AR
Instituto Superior Técnico:
JOSÉ LUÍS - CC e D. tur.
ISEL:
LUÍS RODRIGUES - d. tur.
Instituto Superior de Economia:
PAULO CASACA - CC
FRANQUELIM ALVES (t.-est.) - AR e CC
ISCTE:
ANA CRISTINA- CC, L. soc., dep. soc.
LUÍSA OLIVEIRA (t.-est.) - CC
Faculdade de Ciências de Lisboa:
ANTÓNIO SOUSA - lista B
FCML:
CARLA GODINHO - CC
Instituto Superior de Agronomia:
JOÃO PINTO - del. ano
ESBAL:
VIRGÍNIA GOMES - del. tur.
Ano Propedêutico:
CRISTINA TEIXEIRA- C. Cand. CPLKM
NOÊMIA LOPES (t.-est.) - escritório
membro de um grupo de cand. do S. Escr.
EE Artur Ravara:
ISABEL OLIVEIRA- d. tur.
L.R.D. Amélia:
MARIA DA SILVA FERREIRA- d. tur.
L. Passos Manuel:
HELENA PERCHEIRO- CEDT
L.D. Dinis:
RUI EUGÉNIO - P. Ass.
L.D.J. de Castro:
ALFREDO - d. tur.
E. Sec. dos Olivais:
LUÍSA RAPOSO d. tur.
L.D. Leonor:
FÃTIMA - CPCL
MARIA DO ROSÁRIO (t.-est.)- d. tur.
L.D. Pedro V:
JOSÉ JÚLIO - d. tur.
L. Queluz:
PAULA ANTUNES - CP
L. Amadora:
LÍLIA - D. tur.
L. Torres Vedras:
CLARA ANTUNES DAE
E. Sec. de Vila Franca de Xira:
CRISTINA CAPUCHO d. tur.
FRANCISCO MENDEIROS (noite) - DAE
L. Pedro Nunes:
CARLOS ANTUNES SANTOS d. tur.
REGINA SALVADOR - d. tur.
C.S. João de Brito:
JOÃO PONANTE - DAE Ext.
Júlio César:
JOÃO MANUEL DO CARMO I.I. Marquês de Pombal:
EDUARDO JORGE - CP EC F. Benevides:
JOÃO CORTIÇO - d. tur.
E.C. Ferreira Borges:
ALFREDO - D. tur.
E.C. Veiga Beirão:
JOAQUIM CARVALHO - CCBT.; DOMINGUES M. - d.tur. E. I.
D. Maria I (noite):
JOÃO PEDRO - rep. DAE
E.C. Josefa D'Obidos:
OLINDA MARIA - CP
E.I. Afonso Domingues:
MANUEL LEAL - rep. DAE
ILÍDIO DINIS (noite) - d. tur.
E.C. Luísa de Gusmão:
MÁRIO pres. DAE
E.T. Cacém:
RUI - DAE
E.T. Alverca:
A. MONTEIRO - sec. d. tur.
E.I. Machado de Castro:
JOSÉ BRASIO - CP
E. Prep. Gonçalves Crespo:
CRISTINA
E. Prep. Eugénio dos Santos:
PEDRO DOS SANTOS E. Prep. Alverca:
ARMANDO PASCOAL - DAE


Sem comentários:

Enviar um comentário