terça-feira, 15 de maio de 2018

1978-05-15 - COMUNICADO (sobre “O Lusíada”) - JS

COMUNICADO
(sobre “O Lusíada”)

No passado dia 11 deste mês, apareceu pela primeira vez uma folha que, tendo por designação "O Lusíada", e sendo reconhecidamente da responsabilidade de elementos da Ex-lista C, representa, pelo seu carácter reaccionário e provocatório uma afronta à democracia em geral e a algumas das suas forças em particular.
Assim a dita folha tece no seu 1º número alguns considerandos menos verdadeiros e outros totalmente falsos e caluniosos, pretendendo dessa forma enlear na sua teia alguns colegas mais arredados dos meandros do M.A. e por via disso menos avisados. Mas, vai mais longe "O Lusíada", ao de uma forma aberta pretender arrogar-se a capacidade de excluir da vida da sociedade alguns grupos políticos manifestamente democráticos, o que, de alguma forma nos faz lembrar dos tempos ainda não muito distantes da polícia politica, dos tribunais plenários, da prepotência e da miséria intelectual, armas privilegiadas dos que inseguros de si procuram nos outros a sua razão de existir.
É triste que alunos de uma escola que tem, ao longo dos tempos, sido um campo de luta pela democracia, por fim atingida a nível interno, procurem subverte-la com fins inconfessáveis mas por certo contrários aos interesses da democracia.
Não pretendemos pôr em causa a legitimidade da existência de "O Lusíada". Discordamos no entanto do seu conteúdo bem como do ataque que ele move a forças bem mais progressistas e responsáveis pela democracia conquistada no 25 de Abril que aquelas que suportam “O Lusíada".
Caberá às forças que, no passado, provaram no campo de luta contra o totalitarismo o seu apego à democracia desmascarar os intentos daqueles que utilizando a linguagem de Salazar e Caetano visam o regresso à Universidade do antigamente.

JUVENTUDE SOCIALISTA DO IST
Lisboa, 15 de Maio de 1978


Sem comentários:

Enviar um comentário