segunda-feira, 14 de maio de 2018

1973-05-14 - AOS ALUNOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS - Movimento Estudantil


AOS ALUNOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS

Realizaram-se na semana passada as anunciadas reuniões do lº e 2º anos dos cursos de engenharia, cuja ordem do dia era a discussão dos problemas relativos à próxima época de exames férias de ponto, 2as chamadas, congelamento de notas e mapa de exames,
A reunião do 3º ano, também anunciada na devida altura, não se pode ainda realizar, pois foi impossível suplantar todos os obstáculos que se levantaram à sua realização. Decidiram portanto, os alunos do 3º ano, discutirem estes problemas a nível de cursos.

No entanto, uma vez que se aproxima a época de exames de Junho-Julho, resolveram os alunos do lº e 2º anos começar desde já a adiantarem trabalho. Assim, foram eleitas nas suas reuniões comissões dos dois anos encarregadas da elaboração de um mapa de exames e de um esboço de texto a apresentar ao Director de Faculdade, citando e justificando as reivindicações acima designadas. A discussão e aprovação do mapa de exames e do texto, será da competência duma Reunião Geral de Alunos da Faculdade de Ciências que se deverá realizar na quinta-feira.
As propostas concretas do lº e 2º anos são as seguintes:
1) Antecipação do fim das aulas para o dia 22;
2) Que o período de 23 a 30 de Junho fique reservado a férias de pon­to;
3) Reserva de todo o mês de Julho para a realizaçao de exames,
4) Existência de 2as chamadas (3 dias depois das las chamadas);
5) Congelamento de notas das cadeiras com precedência (ex.: possibilidade de se fazer Análise IV antes de Análise III ficando a nota da 1ª em suspenso até se fazer o exame da ultima);
6) Que seja aprovado o mapa de exames proposto.
As comissões do lº e 2º anos elaboraram já o seguinte mapa de exames das cadeiras desses anos;

MÊS DE JULHO
Dom.
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sáb.
1
2
3
4
5
6
7

1
Análise M, I Análise M. III

Álgebra Q. Orgân. III
Anál. Numérica
Sist. Lógicos Desenho C. Mec.I Q. Orgânica II Mineralogia

18
9
10
11
12
13
74

Análise M. II Análise M. IV

Física II
Desenho M.G. I Teor. Valência
Mecânica I

15
16
17
18
19
20
21

Química I Química-Física
Física III

Desenho M.G. II Q. Inorgânica
Desenho C. Mec.II Q. Analítica I

22
23
24
25
26
27
26

Química II Q. Orgânica I
Técnicas Labor. Q. Analítica II
Computadores
Mat. Estatísticos
1
Física I

29
30
31


É, portanto, indispensável que todos os alunos desta Faculdade, compareçam na reunião Geral de quinta-feira para que estas propostas sejam discutidas e aprovadas colectivamente.
É também importante notar que as reuniões por anos não puderam realizar-se nas instalações da nossa Faculdade. Realmente apesar de terem sido pedidas com antecedência maior que a exigida pela Direcção de Faculdade, não houve qualquer resposta por parte desta a esse respeito. Desta vez a Direcção de Faculdade adoptou: - uma táctica diferente é uma vez que não poderia encontrar justificação capaz para proibir a realização das referidas reuniões, resolveu nem sequer dar resposta aos pedidos de reunião.
É necessário que façamos reconhecer, de uma vez para sempre, o direito de podaermos discutir sem obstáculos os nossos problemas.
TODOS À REUNIÃO NA 5º FEIRA ÀS 12 HORAS NAS MATEMÁTICAS

Coimbra, 14/5/73
Comissões do lº e 2º anos em Reunião







Sem comentários:

Enviar um comentário