terça-feira, 8 de maio de 2018

1973-05-08 - AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS - Movimento Estudantil


AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS

Neste momento, os alunos da Faculdade da Ciências preocupam-se essencialmente com a incontestável necessidade de pôr fim à grave e injusta situação em que tem decorrido os exames.
Com esse fim, reuniu na 6ª feira passada o 2º ano de engenharia que depois de analisar brevemente a situação actual tomou as seguintes decisões:
- Constituição nessa reunião de uma comissão encarregada não só da elaboração de um mapa de exames das cadeiras do 2º ano, mas ainda da elaboração de um texto em que se justifique e reivindique a existência de férias de ponto e de 2ª chapadas, texto este a entregar ao Director da Faculdade,
Ficou ainda encarregada esta comissão, de apresentar nas reuniões dos 1° e 3º anos de engenharia, e Licenciaturas a seguinte proposta:

1) Que sejam constituídas nas reuniões parcelares, comissões encarregadas de elaborarem mapas de exames baseados nas sugestões que surgissem nas reuniões. Estas comissões deverão posteriormente entrar em contacto umas com as outras para conjugação das propostas de mapas de exames.
2) Discussão do texto proposto pela comissão do 2º ano, que se destina a ser entregue, depois de discutido e aprovado em reunião geral de alunos da Faculdade do Ciências, ao Director da Faculdade,
3) A reunião geral de alunos referida, deverá realizar-se a 17 de Maio, em hora a fixar.
É portanto necessário, que estas propostas de reunião do 2ª ano sejam amplamente discutidas por todos os estudantes da Faculdade. Para isso é absolutamente indispensável que todos compareçam nas reuniões parcelares e principalmente na REUNIÃO GERAL a efectuar, em princípio, na data estabelecida e onde serão tomadas as ultimas decisões.

REUNIÃO DO 1º ANO DE ENGENHARIA - 5ª FEIRA - 10/5 ÀS 12h
REUNIÃO DO 3º ANO DE ENGENHARIA - 4ª FEIRA - 9/5 ÀS l8h
REUNIÃO GERAL - 5ª FEIRA, dia 17 de Maio, em hora e local a designar.

COMPARECE, LUTEMOS POR FERIAS DE PONTO E 2ª CHAMADAS

INFORMAÇÃO
Na passada 6ª feira, enquanto os alunos do 2º ano de engenharia aguardavam a decisão do Director da Faculdade sobre a reunião pedida, entraram 3 agentes da P.S.P. no átrio da Faculdade, intimando o colega PEDRO DELGADO a identificar-se. Recusando este a prestar aos agentes a identificação pedida (uma vez que considerava que dentro das instalações universitárias só deveria prestar identificação às A.A. ou funcionários, foi levado sob prisão para a P.S.P.. Soube-se mais tarde que o nosso colega irá ser julgado por desobediência à autoridades.
É de salientar em todos estes acontecimentos, a entrada arbitrária das forças policiais na Universidade (notar que não foi requerida a sua presença por qualquer autoridade da Faculdade) entrada essa bem significativa do cerco cada vez mais apertado e mais brutal a que são submetidas quaisquer movimentações dos estudantes em favor das suas legítimas reivindicações. Estar atentos a estas manobras e a cada momento achar a resposta exacta é uma condição necessária para alcançar todos os objectivos a que nos propomos.

COIMBRA - 8/5/73
ESTUDANTES DO 2º ANO DE ENGENHARIA EM REUNIÃO





Sem comentários:

Enviar um comentário