quarta-feira, 23 de maio de 2018

1973-05-00 - O X Festival Mundial da Juventude - Diversos


O X Festival Mundial da Juventude

Realiza-se este ano, de 20 de Julho a 5 de Agosto, em Berlim, capital da R.D.A. o 10º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, cujos principais objectivos são a solidariedade anti-imperialista, a Paz e a Amizade.

Qual a importância do Festival? Quando podemos comprovar, que de há 27 anos para cá, o imperialismo é obrigado a recuar nas suas agressões, temos que destacar, a participação activa que a juventude progressista desempenhou nesta luta, começando pelo juramento que prestou em 1945, quando da formação da F.M.J.D., cujo lema foi "Juventude, une-te para conseguires uma paz duradoira".
Paz na Europa, isto demonstra-nos o passado, não é só um assunto dos povos europeus, mas sim o objectivo de todos.
A luta pela paz e segurança é a luta contra o imperialismo, contra o perigo o a agressão, contra a opressão e o amordaçar dos povos.
Uma luta desta envergadura não pode ter limites regionais. Em Berlim neste Verão, ficará isto patente no X Festival, pois ele é também uma forma de luta sumamente concreta pela paz, segurança e solidariedade anti-imperialista.
Dado o significado que entre nós assume a luta anti-imperialista, por uma verdadeira Independência Nacional, no momento em que cada vez tem sido mais importante o papel da Juventude e dos Estudantes progressistas na luta contra a guerra colonial, através das várias formas de acção que têm sabido encontrar, surge a necessidade de uma participação efectiva, não só na divulgação do que vai ser este festival, mas também do modo como efectivamente a Juventude e os estudantes progressistas no mesmo deverão participar.
A semelhança do acontecido no Porto, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Aveiro o Lisboa, constituiu-se em Coimbra uma comissão para o X Festival, cuja finalidade será efectuar todo o trabalho tendente a organizar e levar o maior número de jovens progressistas a Berlim.

MAIO/1973
A COMISSÃO DE COIMBRA PARA O X FESTIVAL



Sem comentários:

Enviar um comentário