quarta-feira, 11 de abril de 2018

1973-04-00 - MAIS UMA PROVOCAÇÃO AO M.A. DOS ESTUDANTES! - Movimento Estudantil


MAIS UMA PROVOCAÇÃO AO M.A. DOS ESTUDANTES!

O "1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE COROS UNIVERSITÁRIOS" - UMA PROVOCAÇÃO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO DOS ESTUDANTES.

Aos estudantes de Lisboa:
Tem sido largamente anunciada a próxima realização do 1º festival internacional de coros Universitários, iniciativa do Orfeão Académico de Coimbra, organismo anti-associativo, patrocinada pelo Governo e com a ajuda de algumas entidades privadas (leia-se: grandes grupos económicos).
Numa altura de intensa repressão governamental sobre as A.A.E.E. e suas actividades culturais, como o provam o encerramento do grupo cénico da Associação de Direito, do CITAC de Coimbra, ameaça do encerramento do Teatro Universitário do Porto, entre outros casos, a realização deste Festival constitui objectivamente uma provocação ao M.A. e à luta dos estudantes.

Há muito que o Orfeão Académico de Coimbra é covil dos traidores e provocadores que tentam debalde sabotar decisões maioritárias dos estudantes e que no seio destes conduzem uma acção de colaboração com as autoridades, e contra as estruturas democráticas e representativas dos estudantes. Não admira pois, que o governo apoie directamente esta realização, sabendo-se já que ascende a mil e quinhentos contos o valor do "auxílio" prestado através do Secretariado para a Juventude, organismo criado pela "Reforma V. Simão", que se destina a fomentar actividades circum-escolares em moldes "mais dinâmicos", até então monopolizados pelos nazis e militaristas da M.P., mas seguindo, como é evidente, a mesma linha de actuação. Não é também de admirar que alguns Coros convidados para o Festival sejam os do Brasil, Espanha, Filipinas, África do Sul...
De salientar que alguns grupos corais progressistas portugueses e estrangeiros que de início haviam sido convidados, recusaram-se a participar ao terem conhecimento do carácter de que se revestia este Festival.
É assim que vemos um governo que, ao mesmo tempo que invade e saqueia as Associações, prende e tortura os seus dirigentes eleitos, apoia e protege as minorias anti-estudantis e anti-associativas. Ao mesmo tempo que em Fevereiro de 71 encerrava a AAC e prendia os seus dirigentes fomentava as actividades culturais (de carácter reaccionário) da OTEC, outro grupo de provocadores de Coimbra, cedendo-lhes instalações na Associação e subsidiando as suas direcções e espectáculos. É assim que, enquanto por um lado se fomente e propaga as actividades de índole altamente reaccionário destes grupo anti-associativos (veja-se por exemplo da ultima peça da OTEC, onde se faz a apologia da guerra colonial e do militarismo), por outro lado se reprime quem luta por uma cultura actuante e progressista.
É neste contexto que se deve compreender a intensa campanha desencadeada pela “Imprensa" em torno do Festival, procurando fazer crer que os Estudantes Portugueses apoiam esta iniciativa, quando estes já há muito definiram o carácter progressista das suas lutas.
Os organizadores deste Festival são os que furam greves, são os anti-associativos, são os bufos que denunciam estudantes, são os organizadores de "queimas, latadas e garraiadas". São sempre os mesmos. São aliados declarados das autoridades.

PORÉM OS ESTUDANTES ESTÃO SEMPRE ATENTOS A ESTE TIPO DE MANOBRAS.
SABERÃO IMPEDIR QUE MINORIAS DE PROVOCADORES LEVEM A CABO MANOBRAS DE DIVERSÃO COMO ESTA.
Não nos esqueçamos que: a lógica governamental que manda reprimir, é a mesma que apoia descaradamente os pseudo-estudantes, as minorias, os provocadores, e os traidores.
É também esta mesma lógica que atira a juventude para uma guerra colonial que serve os interesses dos grandes grupos monopolistas ligados ao Imperialismo Internacional.
É pois urgente que os estudantes estudem formas organizativas adequadas e passem decididamente a acção para que este Festival seja um malogro, impedindo que os traidores do Orfeão Académico levem para a frente mais uma afronta do Governo ao Movimento Associativo, dos Estudantes Portugueses.

NÃO AO FESTIVAL!!
CONTRA AS PROVOCAÇÕES
DENUNCIEMOS OS TRAIDORES!                     


D. TÉCNICO - D. MEDICINA


Sem comentários:

Enviar um comentário