segunda-feira, 7 de agosto de 2017

1977-08-07 - O DESPORTO E A CULTURA AO SERVIÇO DO POVO - Diversos

O DESPORTO E A CULTURA AO SERVIÇO DO POVO

GRUPO DESPORTIVO E CULTURAL DA CASA DO POVO DE FAMALICÃO

LISTA

PROGRAMA

1º RAZÕES DA CANDIDATURA.
2º O DESPORTO E A CULTURA AO SERVIÇO DO POVO.
3º ACTIVIDADES DESPORTIVAS:
I) O FUTEBOL.
II) OUTRAS MODALIDADES.
III) LUTAR PELO DESPORTO AMADOR.
4º ACTIVIDADES CULTURAIS.
5º CAMPANHA DOS 200 SÓCIOS.

6º AS ASSEMBLEIAS GERAIS.
7º OS ESTATUTOS.
8º A SEDE DO CLUBE.

ELEIÇÕES DIA 7 DE AGOSTO 1977

REALIZAM-SE DIA 7 DE AGOSTO AS ELEIÇÕES PARA A DIRECÇÃO DO GRUPO DESPORTIVO E CULTURAL DA CASA DO POVO DE FAMALICÃO.
APELAMOS AOS SÓCIOS PARA QUE PARTICIPEM NAS ELEIÇÕES.
VOTA LISTA

1º RAZOES DA NOSSA CANDIDATURA
Ao concorrermos às eleições para a direcção do GRUPO DESPORTIVO E CULTURAL DA CASA DO POVO DE FAMALICÃO, pensamos interpretar os sentimentos da grande maioria dos sócios do clube e do Povo de Famalicão, que desejam a sua colectividade a desenvolver uma prática desportiva a que eles e os seus filhos tenham acesso, para seu benefício físico e moral.
Lutaremos para que o nosso clube não seja mais uma colectividade para manter uma secção e uma dezena de "atletas” Lutaremos pela ampla participação da juventude em todas as actividades que nos propomos realizar.
Colocar o DESPORTO E A CULTURA AO SERVIÇO DO POVO, é o lema que nos propomos seguir apelando desde já para a mobilização dos sócios e do Povo em geral sem os quais não poderemos cumprir essa tarefa.
Integram a LISTA, Homens que vieram a desenvolver atá aqui um trabalho árduo e dedicado ao clube e ao Povo. Alguns desses homens até então sem qualquer cargo directivo no clube têm contribuído para que o clube se vá mantendo, desenvolvendo toda uma actividade que é já do conhecimento dos sócios.
Estamos decididos a corrigir alguns erros, elaborámos para isso um programa que colocamos à discussão e aprovação dos sócios; caminhar por um desporto e uma cultura novas, que sirvam as necessidades, as aspirações e interesses dos sócios e da população da nossa terra.
2º O DESPORTO E A CULTURA AO SERVIÇO DO POVO
Colocar o desporto e a cultura ao serviço do Povo é a nossa disposição, o nosso programa. Sabemos que muitas dificuldades nos vão surgir, saberemos resolvê-las apoiando-nos nos sócios e no Povo.
Nem um clube só de desporto nem um clube sem cultura. A prática do Desporto deve constituir para o clube, os sócios e o Povo uma manifestação de saúde física e moral, de confraternização entre trabalhadores.
Estimular todas as iniciativas culturais que satisfaçam os interesses dos sócios, salvaguardando os valores culturais e artísticos do nosso país e do nosso Povo.
3º AS ACTIVIDADES DESPORTIVAS.
Defendendo que a educação física e o desporto exercem um papel muito importante na vida e na saúde do Povo Trabalhador, combatendo o desporto para elites e a competição a todo o custo, entendemos que é fundamental promover e organizar o Desporto nas mais diversas modalidades. Por forma a servir a saúde e robustez física do Povo, desenvolveu do entre ele uma forte Amizade, Unidade e Solidariedade.
I) O FUTEBOL
Desenvolver todos os esforços por consolidar a organização desta modalidade corrigindo os erros cometidos e fazendo junto dos associados uma ampla campanha pela prática do Futebol.
a) Aperfeiçoar e dotar a actual equipa de futebol dos mínimos indispensáveis para que esta possa prosseguir o seu trabalho e contribua para o desenvolvimento físico, para a saúde e a amizade entre os associados em particular e o Povo em geral.
Manter a participação da actual equipa de futebol em torneios populares, criar as condições mínimas para a participação em provas oficiais como o Distrital e outras.
b) Criar a prática do Futebol Juvenil, chamando a imensa força jovem que desponta na nossa terra e que quer praticar esta modalidade. Consoante as disponibilidades tomar as medidas necessárias para a criação das escolas de jogadores.
c) Estruturar a secção de Futebol de acordo com as necessidades tendo em vista o alargamento da prática da modalidade aos mais jovens. Organizar a secção de Futebol dotando-a de colaboradores e chamando para esses lugares os homens que mais esforço desenvolveram até então, os que se não têm poupado a esforços para manter a equipa de futebol.
d) CAMPO DE FUTEBOL - Levar a efeito obras e melhoramentos no actual campo de futebol. Dos melhoramentos faz parte o rebaixamento do campo de futebol de forma a que ele fique com as máximas dimensões. Desenvolver todos os esforços para dotar o campo de futebol de balneários com água, sendo este objectivo uma das aspirações dos praticantes da modalidade que necessitam de ver melhoradas as condições higiénicas.
II) OUTRAS MODALIDADES
Até então apenas no nosso clube se tem praticado o Futebol. Interpretando os justos anseios dos sócios e do povo, propomos a criação e o desenvolvimento de outras actividades Desportivas.
a) Criar as mais diversas secções, quantas as diversas modalidades desportivas os sócios desejem praticar no espírito do desenvolvimento físico, da acudo e da amizade.
b) ATLETISMO - criar esta secção, a primeira depois do futebol. Organizá-la par forma a permitir a prática do Atletismo aos sócios e ao Povo. Chamar a colaborar e a desenvolver esta modalidade gente nova.
III) LUTAR PELO DESPORTO AMADOR
Manter a prática de todas as modalidades em regime de Amadorismo, lutando por divulgar junto das outras colectividades os benefícios e a correcção da prática do desporto Amador, contra a sorte de corrupção e de oportunismo que envolve os bastidores do desporto profissional.
4º ACTIVIDADES CULTURAIS
APOIAR todas as iniciativas que visem salvaguardar, desenvolver e divulgar junte dos sócios e do Povo os valores culturais e artísticos democráticos do nosso país e do nosso povo.
Elaborar um programa de realizações culturais e artísticas, democráticos e populares, a levar a efeito regularmente entre os sócios e do Povo da nossa terra.
Criar no clube secções ou departamentos que permitam incentivar as iniciativas culturais no campo do TEATRO, do CINEMA, e da MUSICA
Propomo-nos criar o BOLETIM INFORMATIVO (trimestral) DO CLUBE editar textos sobre desporto, promover colóquios e exposições.
5º CAMPANHA DOS 200 SÓCIOS
A campanha dos 200 sócios até ao fim do ano de 1977, é uma campanha junto do Povo para que se inscreva como sócio do nosso clube, e fortaleça a colectividade em todos os aspectos.
A campanha é ao mesmo tempo de divulgação do Programa do Clube a do seu trabalho por forma a puder colocar de facto O DESPORTO E A CULTURA AO SERVIÇO DO POVO.
Esta campanha passa ainda pela mobilização de todos os sócios que tem quotas em atraso para efectuarem o seu pagamento de forma a poderem ser vencidas as dificuldades económicas que inevitavelmente surgem a um clube como o nosso.
6º ASSEMBLEIAS GERAIS
A Assembleia Geral deve ser o órgão máximo de expressão da vontade dos sócios da nossa colectividade e nela deve reinar a mais ampla democracia.
Caso sejamos eleitos propomos;
- Realizar Assembleias Gerais de 4 em 4 meses de forma a apresentar aos sócios o balanço da actividade até esse momento e submetê-lo a discussão.
- Fora destas datas, realizar Assembleias Gerais sempre que se tratem de assuntos importantes para a vida do Clube.
7º ESTATUTOS
Dotar o Clube de ESTATUTOS democráticos. Durante esta época e no caso de sermos eleitos propomos a elaboração de ESTATUTOS isto é, um conjunto de normas pelas quais os sócios do nosso clube se regem.
A discussão e aprovação dos ESTATUTOS será feita em Assembleia Geral.
Os ESTATUTOS permitirão disciplinar a vida interna do clube e ao mesmo tempo permitirão aos sócios controlar a actividade da direcção acabando com a anarquia até então existente.
8º A SEDE DO CLUBE
Consideramos aspiração dos sócios do Clube e do Povo da nossa terra a SEDE DO CLUBE. Assim, desenvolveremos o melhor dos nossos esforços para conseguir uma casa que permita instalar a SEDE.
A SEDE DO CLUBE permitiria fomentar o convívio e a amizade entre os sócios e o Povo da nossa terra.
Lançamos desde já o apelo aos sócios, a todo o Povo que se mobilizem no intuito de juntar esforços e contribuir para levar à prática uma das mais sentidas aspirações dos sócios e do Povo da nossa terra - A SEDE DO CLUBE.

LISTA QUE SE APRESENTA ÀS ELEIÇÕES PARA A DIRECÇÃO DO GRUPO DESPORTIVO E CULTURAL DA CASA DO POVO DE FAMALICÃO:
- MANUEL ALBERTO DA SILVA
- PAULO JORGE
- ANTÓNIO JOSÉ MACEDO
- JOSÉ SILVESTRE
- OCTÁVIO DOS SANTOS MENDONÇA
- CARLOS BERNARDO PEREIRA
- JOÃO ANTUNES TELES

- ANTÓNIO MAXIMINO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo