sexta-feira, 21 de julho de 2017

1977-07-21 - BIDAE Nº 03 - Movimento Estudantil - Magistério Primário Guimarães

EDITORIAL

Este é o nosso último BIDAE, antes do começo das férias, pelo que assume um carácter especial; não porque as funções da direcção cessem neste momento, mas porque os estudantes "vão embora e, infelizmente, durante os próximos meses a sua vinculação" à associação é quase nula. Por esse motivo este BIDAE  vai ter o carácter duma retrospectiva do que foi a associação de estudantes nesta escola desde Fevereiro até ao momento.
Este boletim, já vai no seu 3º número e continuará a sair regularmente durante as férias. A sua existência é de facto muito importante. Nasce na sequência duma prática associativa que vai vinculando as pessoas e as vai consciencializando que não estão sós no mundo que têm problemas específicos a resolver e só organizando-se o conseguem.
 Quando a associação começa a levantar-se a existir como corpo autónomo e deliberativo quando o programa na base da qual foi eleita a sua Direcção, se concretiza, então surge o BIDAE avanço irreversível a nível organizativo. Tornava-se necessário um órgão informativo que vinculasse directamente a Direcção da Associação e os estudantes, sem passar por terceiros, e manter presente e bem vivo nas pessoas que a associação de estudantes se assume como órgão representativo dos estudantes a todos os níveis.
E a realidade constatada, para quem a quiser ver, é a de que se avançou; este ano foi importante para todos nós, alunos da Escola do Magistério Primário de, Guimarães. A Associação de Estudantes foi lançada e nós organizamo-nos, somos mais fortes e actuantes neste momento que em Janeiro.

A existência duma Associação de Estudantes forte e organizada significa que nos assumimos como intervenientes e responsáveis pelo ensino-sociedade em que estamos inseridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo