sábado, 1 de julho de 2017

1977-07-01 - AO INICIAR UM MANDATO… - FEML

Federação dos Estudantes Marxistas - Leninistas
Organização do PCTP/MRPP para a Juventude Comunista Estudantil

AO INICIAR UM MANDATO…

Colegas:
Realizaram-se há um mês as eleições para a direcção da nossa Associação nas quais, devido ao facto de um conjunto considerável de estudantes honestos ainda terem uma série de ilusões quanto aos senhores da UE"C", deram a vitória à linha destes senhores revisionistas que assim se alcandoraram na direcção da AE.
Mas que tem feito a direcção da AE?
1 - Fez sair um comunicado em que fala:
a) DA REESTRUTURAÇÃO. E com que objectivo?

Precisamente quando há já algumas comissões a trabalhar na preparação do próximo ano lectivo vem ela convocar um colóquio com o MEIC e o MAS: será com o MEIC e o MAS que a direcção quer fazer a reestruturação? Ou será com o plano que ela já tem para o 5º e 6º anos com o qual querem pôr os estudantes a fazer autênticas corridas de fundo?
Nós achamos que a reestruturação deverá ser feita por estudantes honestos e não por traidores confessos.
b) A LUTA DA ACADEMIA DE COIMBRA - coisa que eles tanto dizem apoiar quando em boa verdade na A. Magna de 29/6 afirmaram não haver condições para lutar e propõem aos estudantes a aprovação da reintegração dos saneados. Ou então, porque quando da luta de solidariedade da Academia de Lisboa em plenário votaram eles contra a luta votando contra a greve?
Na luta de Coimbra havia e há duas hostes opostas em luta: uma composta por toda a burguesia materializada no MEIC e no senhor Botelho Espanha conhecido caci­que do P"C"P e pela mão do qual foram reintegrados os saneados e outra composta pelos estudantes democratas que se batem por um ensino democrático e científico. A UEC, agora na direcção da AE, sempre apoiou a luta não dos estudantes mas do MEIC e do cacique Botelho Espanha ou não defendem eles os mesmos interesses? A juntar a mais esta traição deve ser tido em conta o que se passou com a luta contra o Decreto de Gestão.
c) AS PRECEDÊNCIAS
Porque berrou tanto a direcção contra as precedências pelo facto de elementos do PPD no C. Pedagógico terem votado a favor quando foi já o C. Directivo anterior no qual a UE"C" tinha assento como tem no actual, que exigiu o C.D. a reedição das precedências e eles que na última reunião de "A. de Representantes", tal como já o fizera na penúltima RGA que as precedências sim com a reestruturação que estão a fazer.
Qual a diferença entre a direcção e o PPD? Quanto a nós a diferença e só uma: o PPD diz abertamente que defende as precedências enquanto a direcção diz aos estudantes que está contra para lhas impor via bastidores do C.D. e A. de Representantes.
O Povo sempre disse que "falso amigo é bastante mais perigoso que um inimigo declarado pois apunhala quando finge abraçar".
Nós estamos inteiramente contra as precedências tal como esta a grande maioria dos estudantes da FML pois elas tem como único objectivo aumentar a selecção e reforçar o conteúdo reaccionário do ensino.
d) E O CONTEÚDO DO ENSINO
Qual o objectivo da direcção ao afirmar que os três primeiros anos dão uma preparação excelente para o ciclo clínico quando os estudantes sabem ser todo o curso essencialmente teórico com especial destaque para o ciclo básico que é exclusivamente livresco e dedicado ao empinanço e não à compreensão e inteligência do estudante? E que querem ainda quando pretendem ainda mais o ensino teórico da prática clínica? Será esta a base das reformas que os leva a dizer SIM às precedências?
e) A SELECÇÃO
Que fez já a direcção para combater a elevada selecção que se está a verificar a nível geral mas com especial incidência nos 2º, 4º, 5° e 6º anos? As alíneas c) e d) permitem compreender a pretensa ignorância da direcção deste problema tão sentido.
Outra coisa não seria de esperar desta gente senão o apoio à selecção desenfreada pois sempre estiveram no primeiro plano na defesa da selecção e no ataque as conquistas do movimento democrático dos estudantes.
f) OS CANDIDATOS
Que terá dado aos doutos da direcção para dizerem apoiar materialmente a luta dos candidatos quando foram eles que no tempo do Vasco e dos MFAs impuseram o Serviço Forçado Estudantil quando os estudantes e o Povo exigiam o ingresso imediato? Porque apresentaram e aprovaram no C.D. os Numerus Clausus que afastou de Medicina cerca de 500 estudantes? Mais uma vez o objectivo destes senhores é cavalgar às costas dos estudantes para melhor os trair e impedir o seu ingresso na Universidade.
g) OS 920 COLEGAS DOS CIVIS
Qual a posição da direcção face aos 920 colegas dos civis que perderam o aula quando não tiveram uma só aula e isto quando ela tem responsabilidades pois logo a seguir ao 25 de Abril tudo fez já na altura para que não fossem criadas condições que permitissem o funcionamento normal do ensino nos HCL? E além disso não deve deixar de ser tido em conta o "apoio" que a UE"C" e a actual direcção deu quanto a solidariedade que os estudantes do HSM deram à sua justa luta quando paralisaram dois dias as aulas que foi perfeitamente sintetizado nas seguintes palavras: "se vocês (colegas do HCL) pensam que levam daqui alguma coisa enganam-se, pois daqui não levam nada" sic - Paulo Fidalgo da direcção da A.E.
Não queremos deixar de nos referirmos sumariamente à peça de teatro e aos objectivos culturais da direcção.
Não só o conteúdo da peça é perfeitamente contrário aos interesses e aspirações dos estudantes como pretende ainda esmifrar os poucos tostões que possuem como difundir nos estudantes os seus ideais revisionistas, reaccionários e burgueses.
A cultura que os estudantes querem é bem outra. É a cultura democrática e cientifica que lhes mostre a situação para que a burguesia os quer empurrar, que ligue a sua luta contra a selecção e a reforma burguesa do ensino a luta mais geral do Povo contra a miséria e o desemprego, condição única para que a luta possa sair vitoriosa.
- A luta vai ser dura mas isso não poderá impedir o combate para a vitória!
Dentro de dias a célula da FEM-L na FML irá abordar em comunicado - QUAL O FUTURO DA FACULDADE DE MEDICINA; que reestruturação, que medidas precisa o Povo

VIVA A JUSTA LUTA DOS ESTUDANTES CONTRA A SELECÇÃO!
PREPAREMO-NOS PARA OS GRANDES COMBATES QUE NOS ESPERAM!
MORTE AO REVISIONISMO!
VIVA O MARXISMO-LENINISMO-MAOISMO!
MORTE AO FASCISMO E AO SOCIAL-FASCISMO!
VIVA O PCTP!
VIVA A FEM-L

ADERE AO PARTIDO do FUTURO
O PARTIDO do FUTURO E DA REVOLUÇÃO

1/7/77
Célula Norman Bethune  

Célula da FEM-L na FML

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo