quarta-feira, 28 de junho de 2017

1977-06-28 - BIDAE Nº 02 - Magistérios Primários - Movimento Estudantil

EDITORIAL

Este é o nosso segundo número do Boletim Informativo da Direcção da Associação de Estudantes (BIDAE); prometemos que sairia regularmente e ele aqui está.
Como já foi dito, pretendemos que seja o elo de ligação quer entre o Movimento Associativo e Estudantil a nível nacional, quer entre a Direcção da Associação de Estudantes e os alunos desta escola. Nestas folhas, vão, portanto patentes as nossas preocupações como Direcção duma A.E. e como estudantes. Neste momento, em que muito, de importante se joga no Movimento Estudantil quer a nível das E.M.P. quer a nível de outros graus de ensino, todos os estudantes devem estar esclarecidos, estudar a fundo os problemas que lhes dizem respeito, para conscientemente tomar posição e lutar por objectivos bem precisos. Porque a luta para ser válida e frutuosa tem que ser consciente e adequada às condições de momento, assim como estar alicerçada na vontade forte de todos nós termos o ensino que desejamos e necessitamos, a vida digna que se impõe, a seres humanos que não querem tornar-se máquinas que executam ordens sem pensar.

No nosso caso concreto, não podemos nem devemos pensar-nos apenas, como e estudantes, mas como futuros educadores; por isso a nossa exigência de ensino correcto ultrapassa-nos. Não temos nós a missão de transmitir cultura (no seu sentido autêntico e profundo)?
Como fazê-lo estando ela arredada das Escolas do Magistério Primário?!

A pergunta aqui fica para todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo