domingo, 4 de junho de 2017

1977-06-00 - Escola em Construção Nº 3 - Sindicatos

EDITORIAL
Em plena Campanha Eleitoral…


Um ACTO ELEITORAL será sempre uma reafirmação de vitalidade em qualquer organização democrática.
É o momento em que todos e cada um são chamados a participar na vida colectiva. É o momento das grandes opções. Grandes opções quer pela quantidade (definem a maioria) quer pela qualidade (definem o rumo). Por isso o VOTO, mesmo o branco em o nulo tem um significado positivo. Em Democracia só o absentismo é negativo.
Ficar comodamente em casa, esperando que os outros decidam por nós ou alhear-se dos problemas de todos, pensando que para os meus cá estou eu, são duas atitudes que um sindicalizado, digno da Classe a que pertence, não pode e não deve assumir.

«ESCOLA EM CONSTRUÇÃO — Boletim do SPZN» dedica este seu terceiro número às próximas eleições dos Corpos Gerentes do SPZN para o biénio 1977/8-1978/9.
Desejaria fazê-lo em termos de informação e debate. No entanto, as carências de espaço e de tempo, para além das dificuldades humanas, não permitem que este número seja como todos desejaríamos. É necessária mais gente a trabalhar para o Boletim, muita mais, a utilizar o Boletim e finalmente TODOS a precisarem do Boletim.
O  BOLETIM DO SPZN é necessário e quanto a isso não há dúvidas. Mas será realmente O DESEJADO?...
Sendo efectivamente necessário a todos os sindicalizados, o Boletim não pode ser apenas o reflexo dos desejos de alguns sindicalizados. Esta a real contradição que poderá ser a fonte energética da sua própria vivência.
Se soubermos controlar a ENERGIA resultante dessa contradição interna, «ESCOLA EM CONSTRUÇÃO» será por sua vez uma realidade viva e actuante.
COLEGA SINDICALIZADO:
Se a leitura deste Editorial te diz alguma coisa, então:
VOTA em 9 de Julho de 1977.
VEM trabalhar para «ESCOLA EM CONSTRUÇÃO».
VIVE os conflitos da tua CLASSE: o professorado.
Saibamos utilizar bem os instrumentos que a DEMOCRACIA nos põe nas mãos:
O VOTO E O TRABALHO.
O resto virá depois...

O GRUPO REDACTORIAL


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo