quinta-feira, 18 de maio de 2017

1977-05-18 - Comunicado da lista A “POR UMA A.E. DEMOCRÁTICA” - Movimento Estudantil

Comunicado da lista A “POR UMA A.E. DEMOCRÁTICA”

VOTA LISTA A

Colegas:
Hoje dia 18, é o último dia da campanha eleitoral para as eleições da nova direcção da Associação de Estudantes da nossa escola.
Durante o período da campanha eleitoral graves irregularidades foram cometidas pela lista B/EU”C" que faltando sucessivamente as reuniões para que era convocada, sem consultar nenhuma das listas fez falsos boletins de votos, preparou cadernos eleitorais e realizou urna farsa a qual chamou "eleições", no dia 17 esteve presente numa reunião no liceu D. Pedro V onde utilizaram abusivamente o nome da nossa direcção, assinando também um comunicado onde já se intitulavam de direcção associativa.
Estes "senhores" esquecem-se que no dia 10 ouve uma reunião onde estava presente todas as listas concorrentes onde não se chegou a nenhuma unanimidade sobre as datas das eleições, ora logo estas não se poderiam ter-se realizado no dia 10 e 11, posteriormente a esta reunião realizou-se no dia 12 uma reunião da Comissão Eleitoral onde estiveram os representantes das duas listas visto uma ter desistido, nesta reunião foi votada as datas das eleições e elas ficaram aprovadas definitivamente para os dias 19 e 20 de Maio, tendo as falsas eleições que a lista B fez ficado sem efeito.
Ontem realizou-se uma reunião da Comissão Eleitoral onde sob proposta da nossa lista onde se focava todas as irregularidades cometidas e onde se denunciava a manobra de cisão que a lista B preparava, a nossa lista propôs a impugnação e a proibição desta lista concorrer as eleições, proposta esta, que veio a ser aprovada pela Comissão Eleitoral com uma abstenção.
A nossa lista a lista A dirige-se a ti colega para que participes nas eleições e votes na única lista capaz de cumprir o programa a que se propôs.
A lista A é a única capaz de lutar intransigentemente pela defesa dos direitos democráticos dos estudantes, contra, as medidas anti-estudantis do MEIC, desde o decreto de gestão, ao decreto de dispensa com média de 14, passando pelo decreto dos exames nacionais e de aptidão ao despacho sobre as faltas, o nosso programa de luta é a luta pela liberdade e pela democracia.
Sobre os delegados de turma como vem no nosso programa pensamos que eles devem ser órgãos representativos dos estudantes e não órgãos tradicionais de chefes de turma inteiramente controladas pelo C. Directivo.
Na organização da Associação pensamos dividi-la e organizá-la em três departamentos, o Cultural que deverá realizar colóquios, exposições, cinema etc.
O departamento Desportivo que deverá continuar com campeonatos inter-turmas e inter-escolas e fazer-se torneios e deslocações a outras escolas no sentido de se continuar a fomentar a amizade desportiva com estudantes de outras escolas.
O departamento Informativo terá um papel muito importante na divulgação de tudo o que se passa na escola e em particular aos problemas dos estudantes, pensamos também continuar com o trabalho da sonora embora o seu funcionamento deverá sofrer algumas alterações.
No que concerne aos problemas da nossa escola iremos tentar resolvê-los a todos desde as visitas de estudos que algumas turmas desejam fazer, a melhorar o apetrechamento da biblioteca a fim de se ter mais facilidade a termos os livros de que necessitamos, iremos também ao Meic e a outros organismos no sentido de se ter um médico na nossa escola, visto existir posto médico mas nunca ter lá médico.
Abriremos a sala de convívio aos estudantes e tentaremos lá pôr mesas de ping-pong, e também, jogos de matraquilhos, xadrez e damas, também no que diz respeito à cantina tentaremos com a professora responsável e junto do IASE no sentido de se aumentar a quantidade de comida, bem como a ter-se direito a um sumo ou a outra bebida.
Estes são os pontos principais do nosso programa pela qual nos comprometemo-nos a defender desde que sejamos eleitos.
Neste sentido a lista A apela a todos os estudantes a participar; nas eleições que se realizara nos dia 19/20 de Maio, o local de votação será no átrio principal da escola, as urnas estarão abertas das 9h às 17h, as urnas de votos também irão de turma a turma no sentido de possibilitar a votação dos estudantes.

CONTRA OS EXAMES NACIONAIS! CONTRA A SELECÇÃO!
PELA REVOGAÇÃO DO DESPACHO DAS FALTAS! NÃO ÀS FALTAS!
POR UMA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DEMOCRÁTICA!
POR UMA ESCOLA NOVA!
LUTA! UNIDADE! VITORIA!
VOTA LISTA A! ELEIÇÕES DIAS 19/20 de Maio.

HOJE QUARTA/16 /11H.
Sala - audio-visuais projecção do filme chines “XANGAI DIA A DIA”

PROJECÇÃO DA LISTA A  

Lisboa, 18 de Maio de 1977
LISTA A "POR UMA A.E. DEMOCRÁTICA” "LUTA, UNIDADE, VITORIA".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo