quinta-feira, 20 de abril de 2017

1972-04-20 - COMUNICADO das direcções das associações de Engenharia, Medicina Farmácia - Movimento Estudantil

COMUNICADO das direcções das associações de Engenharia, Medicina Farmácia

Segundo as informações que temos dos estudantes e trabalhadores presos no passado dia 15 na manifestação realizada na Praça da Liberdade contra a carestia da vida salientamos o seguinte:
- o estudante de Engenharia Fernando Pessoa informou na visita da família que foi espancado na PIDE por se ter recusado a assinar um auto em que era focado o momento da sua prisão e no qual não vinha referido o bárbaro espancamento de que tinha sido vitima nessa altura.
Em represália a PIDE-DGS transferiu-o para a "solitária” - cela de reduzidas dimensões e sem o mínimo de condições para a permanência de alguém. No dia 19, durante a visita, o nosso colega informou a família de que continua na "solitária" e que não voltou a ser espancado. O seu quarto foi revistado minuciosamente por cinco elementos da PIDE-DGS.

- Nelson Bertini, desenhador - não lhe forem concedidas visitas até quinta-feira, encontrando-se também na "solitária". Necessita de assistência médica.
- Mário Vaz, aluno do Liceu Alexandre Herculano; encontra-se ferido tendo-lhe sido revistado o quarto.
Dos restantes presos não se têm informações concretas devido à dificuldade de contacto com as famílias e à falta de visitas diárias desde segunda-feira.
Carlos Semedo, aluno da Faculdade de Ciências, preso no Sábado, em casa, às 7h e 30m foi libertado terça-feira ao fim da manhã. Foi também libertada na quarta-feira Luísa Peixoto presa na Praça da Liberdade no dia 15.
Durante a tarde do dia 15 na garagem de “O Comércio do Porto", foram vistos numerosos polícias e cães o que demonstra que houve uma estreita colaboração do referido jornal com as forças policiais.

SOLIDARIEDADE COM OS ESTUDANTES PRESOS!
Direcção da Associação da Engenharia
Direcção da Associação de Medicina
Direcção da Associação de Farmácia

NOTA da Direcção da Associação de Engenharia
As direcções de Engenharia e Medicina convocaram a direcção de Ciências, a direcção proposta de Economia, a comissão Coordenadora de Letras, a direcção de Farmácia e a direcção dos Liceus para uma reunião realizada na 4ª feira à noite. Estavam presentes as direcções de Engenharia e Medicina e elementos das entras direcções das AAEE, que se apresentaram a titulo meramente individual, visto não terem podido aparecer na reunião com uma posição de direcção.
Nesta reunião foi elaborado um projecto de informação com o qual concordaram desde logo as direcções de Engenharia e de Medicina e os outros elementos presentes das outras direcções, ficando estes responsabilizados perante os presentes por convocarem para quinta-feira, reuniões das direcções no sentido destas se pronunciarem face ao projecto de informação proposto. Porém, só a direcção de Farmácia reuniu e definiu uma posição concordante. As outras direcções contacta­das, através de elementos da direcção de Engenharia, ainda não tinham reunido e portanto não podiam assinar...                 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo