sábado, 4 de fevereiro de 2017

1977-02-00 - Boletim do Professor Nº 01 - Sindicatos

Editorial

A defesa da incompetência foi a acusação que impendeu sobre o Sindicato dos Professores no primeiro período do ano lectivo. O actual número do Boletim é a demonstração de que o Sindicato e os professores, nele integrados, querem a competência e com ela a dignidade e a segurança de uma função que não poucas vezes lhes dá a sensação de um trabalho à hora, com férias pagas.
Não quer o Sindicato assumir tarefas que cabem ao MEIC. Planear e legislar é uma delas. Mas pode e deve transmitir-lhe o que os professores ambicionam. Pode oferecer-lhe o contributo da sua reflexão que o debate transformará em proposta de negociação.
Não têm os professores, ao contrário do modesto padeiro ou empregado de mesa, qualquer possibilidade legalmente prevista de tramitar as suas exigências profissionais. O MEIC terá que estar atento a isto. E os professores também. Para que a inexistência de condições contratuais os não desmobilize.
O texto incluído neste Boletim destinar-se-á a ser debatido nas escolas, submetendo-se, por esse facto, a propostas de correcção ou alternativas. Um texto final filtrará os resultados do debate, servirá de texto-base no Encontro, a realizar em 5 e 6 de Março, e servirá de base de negociação com o MEIC.

Informa-te, pensa, discute, opta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo