sexta-feira, 5 de agosto de 2016

1976-08-05 - folha CDS Nº 51 - CDS

folha CDS Nº 51
5.VIII.76

1. A JC EM CHIPRE E NA GRÉCIA. Eduardo Urze Pires e Paulo Palma Carlos estiveram em Atenas onde participaram no dia 23 no Congresso dos EDS (European Deraocrat Students) (na foto). Scott Kamiltondngl.) foi eleito presidente e Per Ledín (Suécia), Nicolas Gis­card d’Estaing (França), F. Pfligher (RFA) e Paulo Palma Carlos (Port.) foram eleitos vice presidentes.
Helmut Kohl, presidente da CDU foi eleito presidente de honra e Diogo Freitas do Amaral vice-presidente honorário. A delegação portuguesa visitou Chipre a convite do PEON (movimento DC da juventude local) e decidiu promover em Portugal a criação de um Comité de Solidariedade Portugal Chipre.
No regresso estiveram em Roma onde foram recebidos pelo secretário geral da União Mundial dos Jovens Democratas Cristãos.
2. FOLHA CDS FAZ UM ANO. No dia 1 de Agosto de 75 saiu o nº 1 de Folha CDS, a publicação mais pequena e mais lida que existe no País. Tendo começado com alguns milhares tem hoje cerca da 250 mil leitores. Apesar dos ataques que "O Diário” e outros lhe fizeram, Folha CDS suscitou ”imitações” por todo o País. Firmas comerciais e movimentos políticos quiserem lançar publicações semelhantes, mas falharam. Não tendo participado no encontro de publicações DC realizado há meses na Europa; Folha CDS tem hoje leitores em Portugal e nos núcleos de portugueses no estrangeiro. No relatório que a Comissão Política do CDS apresentou ao 2º Congresso do Partido faz-se a seguinte referência à Folha CDS; "Pelo seu carácter regular e larga difusão, merece natural realce a edição da folha CDS - de distribuição semanal e feição informativa constitui um dos mais poderosos "veículos de propaganda do Partido".
Por ocasião da passagem do 1º aniversário Folha CDS recebeu "um grande abraço de parabéns" do presidente do CDS Diogo Freitas do Amaral que exprimiu os seus votos de que "o segundo ano de publicação confirme os êxitos do primeiro, amplie a expansão dos leitores, e reforce os serviços prestados pela Folha CDS ao nosso Partido”.
Em Lisboa, uma casa comercial (junto à sede do CDS) vende emblemas com a reprodução do cabeçalho da Folha CDS.
Neste momento a redacção recorda todos os que ao longo de um ano, na impressão, na distribuição, na administração, na direcção política e no aspecto financeiro a tornaram possível.
3. AINDA O CONGRESSO DO CDS. Algumas pessoas tem sido induzidas em erro, por insidiosa propaganda de adversários nossos acerca de uma (alegada) "viragem à esquerda" do CDS. É falso. O CDS não virou à esquerda, nem à direita: continua a ser o que sempre foi - um partido do centro.
4. EMIGRANTES CDS. Luís Manuel de Sousa, um dos poucos estrangeiros membros da CDU e dirigente do núcleo do CDS em Neuss esteve no 2º Congresso do Partido e estará na sede nacional, no Largo do Caldas, no encontro dos emigrantes centristas da Alemanha que se encontram em Lisboa em férias.
O ECDS vai ter duas secções: uma europeia e outra "fora da Europa".
5. PORTELA FILHO E O CDS. O director de “Opção" tem continuado, com grande insistência a sua já habitual tarefa de divulgação e propaganda (gratuita) do CDS. Depois de, à sua maneira, ter louvado; a inteligência política do CDS ao apoiar a candidatura de Ramalho Eanes, Portela Filho acaba agora de, no seu estilo peculiar, aplaudir o lema escolhido pelo CDS para o seu II Congresso: "Pelo personalismo cristão: um compromisso popular e europeu".
O CDS, reconhecido, agradece.
6. FREITAS DO AMARAL VAI A FRANÇA. A convite do ministro da Justiça francês, Jean Lecanuet, presidente do CDS francês.
7. MACAU É CDS. Freitas do Amaral, enviou uma mensagem ao povo de Macau que votou em massa no CDS e em Ramalho Eanes por ocasião das últimas eleições.
O Gabinete dos Assuntos de Macau, do CDS, congratulou-se pela decisão governamental que criou um serviço noticioso bidiário entre Lisboa e Macau, directamente dependente do Ministério da Comunicação Social.
8. TIMOR. Amaro da Costa em recentes declarações considerou a integração de Timor pela indonésia, um ultraje ao povo português e uma violação das regras do Direito Internacional.
9. MADEIRA E AÇORES. O CDS enviou um telegrama ao presidente da Assembleia Regional da Madeira saudando os deputados madeirenses no momento histórico da abertura da Assembleia Regional da Madeira.
10. O CDS DEFENDE OS DIREITOS DO HOMEM. O CDS protestou contra a institucionalização da pena de morte na Argentina decretada pelo governo do general Videla, contra o julgamento a porta fechada a que foram submetidos 26 trabalhadores polacos por motivo de fazerem grave contra a alta de preços e enviou também um telegrama embaixada da U.R.S.S. em Lisboa manifestando-se contra a repressão movida contra os dissidentes soviéticos Valennyn Horoz e Mustafa Dzhzmilev.
11. AS SESSÕES DE ESCLARECIMENTO NA SEDE NACIONAL DO CDS que se realizavam to­das as quintas feiras encontram-se suspensas até ao fim do mês de Agosto.
12. ANIVERSÁRIO DE FREITAS DO AMARAL. No dia 21 os militantes que trabalham na sede nacional ofereceram um gravador ao presidente do CDS.
13. SECRETARIO GERAL DA UEJDC. Cristian Koutzine, secretário geral da União Europeia dos Jovens "Democratas "Cristãos esteve entre nós, de 17 a 19 de Julho.
14. JUVENTUDE CENTRISTA, a) Ana Maria Neto e José Sampaio partiram para Estrasburgo onde foram frequentar um seminário sobre as próximas eleições, por sufrágio directo, para o Parlamento Europeu. b) saiu o 1º nº do "Juvicentro" da JC de Coimbra; c) foi eleita a comissão executiva distrital da JC do Porto de que ficou coordenador Francisco Coelho; d) no dia 28 a JC realizou uma sessão de esclarecimento em Oeiras; e) numerosos jovens pertencentes a 3 organizações francesas de juventude rural foram recebidos na sede nacional da JC, no Largo do Caldas. Tratava-se de militantes da JAC, do Centre Nacional des Jeunes Agriculteures e da Organisation Centrale des champs et Activitês de Jeunesse.
15. VITÓRIAS DA JC. A lista B, afecta à JC e à JSD ganhou em Maio as eleições para o Corpo Discente, da Comissão de Gestão do Liceu de Aveiro. Devido à desorganização do núcleo local da JSD foi a JC quem teve de conduzir todo o processo junto dos estudantes.
No próximo número Folha CDS publicará uma lista das vitórias da JC em todo o País.
16. VIEIRA DO MINHO. Já tomou posse, no dia 13, o representante do CDS na Câmara Municipal de Vieira do Minho cujo presidente é afecto ao PPD.
17. VISITA ÀS CONCELHIAS EM COIMBRA. A Comissão Distrital de Coimbra do CDS decidiu, em reunião efectuada no dia 12 iniciar uma série de visitas militantes aos concelhos do distrito e aos núcleos locais do CDS. Foram visitadas já duas freguesias.
18. LEIRIA TRABALHA. À semelhança de outros distritos, a distrital de Leiria tem estado a promover contactos directos com os representantes concelhios e de freguesia do CDS do distrito a fim de preparar as eleições municipais.
O mesmo trabalho tem sido desenvolvido pela Comissão Distrital de Santarém
19. CDS INFORMA: TELEFONES 703131 EM LISBOA E 314043 NO PORTO

FOLHA CDS Nº 51 5.VIII.76 Largo do Caldas, 5 Lisboa DOP tel.861019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo