quinta-feira, 28 de julho de 2016

1971-07-28 - Binómio Nº 51 - I Série - Associações de Estudantes - AE IST

Editorial

Este é o primeiro Binómio publicado depois de ter sido eleita a actual direcção da Associação. E a direcção da Associação reconhece que ele ainda não é publicado nos termos em que ela o definia no seu programa de candidatura: um jornal associativo dotado de uma comissão redactorial própria (com a qual a Direcção trabalharia em ligação constante), de colaboração aberta a todos os estudantes, de orientação permanentemente sujeita à crítica de todos os estudantes e em particular da Reunião das Comissões de Curso.
De facto, as necessidades prementes da luta que os estudantes do Técnico têm travado não proporcionaram condições suficientes para algumas tarefas de organização necessárias, entre outras a formação de uma comissão redactorial do Binómio.
Estas tarefas começarão a ser cumpridas imediatamente no início do próximo ano lectivo. O Binómio será no próximo ano lectivo o jornal associativo de todos os estudantes do Técnico.
Mas se este não é ainda o Binómio que importa vir a criar, este era no entanto um Binómio necessário. Na história da imprensa associativa dos estudantes do Técnico, este deve ser o Binómio que marque uma etapa de extraordinária importância: o momento da reconquista da Associação.
Os estudantes do Técnico foram capazes de travar e de derrotar a ofensiva repressiva do Governo que visava encerrar a sua Associação. Esta ofensiva representou um momento particularmente agudo de uma estratégia governamental cujo objectivo foi, e continuará a ser, a supressão das Associações de Estudantes e de todas as organizações de massas que se rejam por princípios democráticos.
A vitória dos estudantes do Técnico foi também, na luta de todos os estudantes portugueses pela defesa das suas Associações, um momento particularmente importante que abre o caminho à intensificação e unificação dessa luta.
Este é o Binómio dessa importante vitória dos estudantes do Técnico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo