terça-feira, 13 de junho de 2017

1977-06-13 - À CLASSE - Sindicatos

SINDICATO DOS PROFESSORES DA ZONA NORTE, CENTRO, SUL, GRANDE LISBOA, AÇORES, MADEIRA

À CLASSE
Enviaram todos os Sindicatos ao Senhor Ministro o ofício, que pela sua importância, abaixo se transcreve:
Emº Senhor Ministro da Educação e Investigação Cientifica
O ofício enviado à imprensa pelas Secretarias de Estado da Administração e Equipamento Escolar e da Orientação Pedagógica, em resposta à notícia dada por uma Delegação Nacional de Sindicatos Zonais de Professores que informava a opinião pública da recusa à entrevista pedida, revela a pertinência de dois erros fundamentais:

- a utilização duma forma de divisionismo perante a unidade reforçada dos Sindicatos;
- a acção deliberadamente neutralizante da actividade sindical.
Estes dois erros revelam, na gravidade do procedimento, o desrespeito de princípios consagrados na Constituição, princípios que o Governo tem que respeitar e por em prática.
É norma do actual Ministério, contrária à dos Ministérios anteriores, não consultar nem ouviu os Sindicatos e, quando o faz, fá-lo em termos de urgência, com total desprezo de posições que exigem tempo para consulta, estudo e concretização, para além do facto de nunca ter posto a consideração da classe qualquer ante-projecto dos decretos que publicou, bem como não reconhecer, para os seus trabalhadores, legislação de carácter geral. Cita-se como exemplo, a legislação para o estudante-trabalhador e a legislação sindical.
A atitude de irredutibilidade e autoritarismo face aos Sindicatos e o total desprezo pelos interesses da Classe que eles representam contribuiu, indiscutivelmente, para o reforço da sua unidade.
Por isso mesmo, os Sindicatos reunidos em Reunião Nacional às 16 e as 22 horas do dia 4 de Junho, decidiram exigir até ao dia 15 do mês corrente, uma resposta da parte do M.E.I.C., ao Caderno Reivindicativo entregue no dia 13 de Abril, Caderno que contem pontos que o M.E.I.C. vem desde há muito protelando. Se a resposta não for dada ate esse dia, o M.E.I.C. será o único responsável pelas formas extremas de luta que forem decididas;
SINDICATO DOS PROFESSORES DA ZONA NORTE
SINDICATO DOS PROFESSORES DA ZONA CENTRO
SINDICATO DOS PROFESSORES DA ZONA SUL
SINDICATO DOS PROFESSORES DA ZONA DA GRANDE LISBOA
SINDICATO DOS PROFESSORES DA ZONA DOS AÇORES
SINDICATO DOS PROFESSORES DA ZONA DA MADEIRA

NOTA: A Direcção Sindical chama a atenção dos Professores para a Assembleia Geral do dia 13 de Junho/977, em que será apresentada à consideração da Classe a proposta dos Executivos Nacionais sobre formas de luta a adoptar.
COMPARECE para que a decisão da Assembleia Geral seja também a tua decisão.

AVISO
ADITAMENTO DO CURSO DE ACTUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO PARTICULAR
Por causas estranhas à Direcção Sindical e ao grupo organizador, e dentre os quais avultam dificuldades, de última hora, dos especialistas estrangeiros convidados, o curso de actualização pedagógica do Ensino Particular, marcado para 9, 10 e 11 de Junho fica adiado para data a anunciar.

PEL'A DIRECÇÃO
(SAMUEL BASTOS DE OLIVEIRA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

1977-06-23 - PROCESSO DE UM PROCESSO - 2 - Rui Gomes

PROCESSO DE UM PROCESSO - 2 A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DO HOMEM   PRONUNCIA-SE   PELA IMEDIATA LIBERTAÇÃO DE RUI GOMES E...

Arquivo