segunda-feira, 5 de junho de 2017

1977-06-00 - PROPOSTA - Movimento Estudantil

PROPOSTA

CONSIDERANDO:
1. – A grande movimentação existente em torno da luta contra os exames nacionais e pela realização de exames por escola.
2. - Que o despacho sobre as compensações não resolve o essencial das reivindicações dos estudantes, pelo contrário, acaba por prejudicá-los porque não se pode aplicar a cadeiras de línguas em que conta acima de tudo a experiência adquirida, além de não de não ter em conta as aulas que não foram dadas nos anos que não são de exame; além de levar à reprovação de alunos que caso tivessem dado toda a matéria poderiam passar o ano.
3. - Que o avanço da luta exige a adopção de formas de luta que permitam o seu desenvolvimento.
4. - Que esta luta só pode sair vitoriosa no caso de se unir à luta do Ensino Superior e à luta do povo contra a fome a miséria e o desemprego.
5. - Que nesta luta já mostraram claramente o seu papel todos os falsos amigos dos estudantes que tentam agora sabotar claramente a luta dizendo nomeadamente que já não devemos lutar.

PROPOMOS:
1. – Exigir resposta do MEIC no prazo de uma semana findo a qual se realizará novo plenário.
2. - Declarar que não nos responsabilizamos pelas consequências de formas de luta superior e que se não houver exames este ano, a responsabilidade cabe inteiramente ao MEIC.
3. - Reafirmar todos os pontos da proposta contra os exames nacionais aprovados em várias RGA's e RGDT's e em numerosas turmas de Lisboa, e por todo o País.
4. - Partir   imediatamente a seguir ao plenário em manifestação para o MEIC entregar a proposta aprovada.
5. - Elaborar um comunicado ao Povo em particular aos familiares dos estudantes expondo a justeza da nossa luta.
6. - Preparar as condições para a realização de uma grande manifestação que integre a luta dos estudantes na luta mais geral do Povo.
7. – Eleger uma comissão de luta constituída por elementos das seguintes estruturas:

A.E. ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES.
A.E. ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL LUÍSA DE GUSMÃO (noite).
COMISSÃO DE LUTA CONTRA OS EXAMES NACIONAIS DA ESCOLA COMERCIAL VEIGA BEIRÃO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1977-06-23 - PROCESSO DE UM PROCESSO - 2 - Rui Gomes

PROCESSO DE UM PROCESSO - 2 A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DO HOMEM   PRONUNCIA-SE   PELA IMEDIATA LIBERTAÇÃO DE RUI GOMES E...

Arquivo