sábado, 10 de junho de 2017

1972-06-10 - À Comissão Nacional de Socorro Aos Presos Políticos - CRSPP

Coimbra, 10 de Junho de 1972
À Comissão Nacional de Socorro Aos Presos Políticos

Amigos:
Encontram-se constituídas em Porto e Braga Comissões Regionais de Socorro aos Presos Políticos. Ambas publicaram já o seu primeiro comunicado, em que é dada notícia da sua constituição, assim como do texto de adesão em nome dos aderentes. A publicação desse comunicado culminou um trabalho de recolha de assinaturas, abrangendo amplas camadas da população (operários, funcionários públicos, sacerdotes, intelectuais, etc.). Tem realizado reuniões amplas e procedido a um trabalho de recolha de fundos.
Dentro deste espírito e trabalhando nos moldes do Porto e Braga estão em constituirão Comissões Regionais em Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Aveiro.

Os fins que estas Comissões Regionais já constituídas ou em vias de constituição se propõem são os mesmos da Comissão Nacional e constituem como que um prolongamento a nível distrital do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional.
Assim, as cotizações mensais dos membros das Comissões Regionais, bem como fundos extras recolhidos (selos, donativos anónimos, etc.), destinam-se à Comissão Nacional, deduzidas as despesas estritamente indispensáveis de cada Comissão Regional, sempre devidamente documentadas.
Para além da publicação de comunicados próprios, sempre dentro do espírito que presidiu a constituição da Comissão Nacional, as Comissões Regionais propõem-se divulgar largamente os comunicados e boletins da Comissão Nacional.
As Comissões Regionais já criadas e as pró-Comissões, em reunião conjunta, entendem, por isso, ser justo e realista fazerem-se representar na Comissão Nacional, pois essa representação facilitaria a conjugação e coordenação de esforços e a apresentação das contas das Comissões e pró-Comissões Regionais à Comissão Nacional. Para tanto, as Comissões Regionais, reunidas, pretendem saber em que termos é que a Comissão Nacional entende ser viável essa representação e quantos membros considera aconselhável que constituam a representação de cada Comissão Regional, para que estas procedam à sua eleição. Consideram sobremodo útil que, nas futuras reuniões das Comissões e pró-Comissões Regionais participem representantes da Comissão Nacional. O dia, hora e local da próxima reunião serão comunicados oportunamente.
Com as nossas cordiais saudações e desejando que o trabalho comum propicie um alargamento da acção de socorro aos presos políticos.

Pela pró-Comissão Regional de Aveiro:
(António Neto Brandão)
(Álvaro de Seiça Neves)
(Eufrásio Filipe Garcês José)
Pela Comissão Regional de Braga:
(António Macedo Varela)
Pela Comissão Regional do Porto:
(Fernando M. Pessoa)
(A. Santos Ribeiro)
Pela pró-Comissão de Castelo Branco-Guarda:
(Manuel João Vieira)
Pela pró-Comissão de Coimbra:
(João Manuel Duarte Rodrigues)

(José Mário Palia Lizardo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

1977-06-23 - PROCESSO DE UM PROCESSO - 2 - Rui Gomes

PROCESSO DE UM PROCESSO - 2 A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DO HOMEM   PRONUNCIA-SE   PELA IMEDIATA LIBERTAÇÃO DE RUI GOMES E...

Arquivo