Translate

terça-feira, 18 de abril de 2017

1977-04-18 - POR UMA LISTA ÚNICA SOCIALISTA PARA DERROTAR O PPD! - ASJ

POR UMA LISTA ÚNICA SOCIALISTA PARA DERROTAR O PPD!

Colegas:
A Faculdade vai atravessar um novo período eleitoral. Desta vez, iremos eleger a Direcção da Associação de Estudantes.
As últimas eleições (para a Assembleia de Representantes), permitem-nos tirar uma importante conclusão: o avanço da Lista do PPD e a descida dos votos da JS estão relacionados.
O ascenso das forças de direita, que se traduz pelos votos nas listas da JSD, é um sintoma perigoso daquilo que poderá passar-se no movimento estudantil. É um sistema de que existe um sector de massas nas escolas que está a favor do restabelecimento dos critérios selectivos e elitistas, arrastados pela demagogia da ordem e bom funcionamento das escolas. Este fenómeno, que não é tão simples como alguns colegas, nomeadamente da UEC, costumam explicar, tem uma importância muito particular para os estudantes socialistas ou que apoiam a JS.
Independentemente dos camaradas da JS terem o direito de defender as suas posições politicas (com as quais mantemos hoje divergências), têm no entanto de concordar connosco que existe uma explicação para a espectacular descida de votos que as suas listas sofrem (em Letras a JS perdeu várias centenas de votos). E a explicação é simples, companheiros - a Lista da JS, que foi apoiada por muitos estudantes socialistas, não apareceu claramente como uma lista de esquerda, ou seja, como uma lista que fosse a favor de uma transformação socialista da escola, abrindo-a aos filhos dos trabalhadores e colocando-a ao seu serviço. A Lista da JS não se demarcou, no fundamental, da política seguida pelo PPD. O eixo de ambas as campanhas foi, e isso é indiscutível, o apoio às medidas do MEIC, o apoio ao governo.
Companheiros: Existe uma razão pela qual a JS tem perdido as eleições - é a sua indefinição política. As suas campanhas confundem-na com a política da JSD/PPD. Confundem-na com os objectivos da direita na escola. Para derrotar a direita e para uma consequente defesa de uma escola socialista, é necessário um novo rumo na orientação da JS nas escolas.
Sabemos que temos diferenças. É por isso que a JS e a ASJ são duas organizações diferentes e não uma só. Mas também sabemos que existem objectivos comuns pelos quais lutamos. E, perante o avanço da direita, é necessário que discutamos conjuntamente uma ALTERNATIVA SOCIALISTA ÚNICA, para que as opções políticas nas próximas votações sejam claras.
O objectivo da Aliança Socialista da Juventude, o nosso objectivo não é o de fazermos uma lista com o nosso programa. Estamos dispostos a discutir um programa conjunto. Pensamos que existem pontos mínimos que permitem que uma LISTA SOCIALISTA ÚNICA CONTRA A DIREITA se possa constituir.
É preciso que a campanha eleitoral não falsifique as opções que estão realmente em confronto. Na nossa opinião, o principal objectivo da constituição desta lista seria IMPEDIR QUE OS VOTOS SOCIALISTAS FOSSEM PARAR A LISTA DA JSD.
A defesa da democracia nas Associações é um aspecto que compartilhamos. Ambas as organizações estão de acordo de que o direito de tendência no seio do movimento associativo é o principal instrumento para impedir que as Associações se tornem o feudo do Partido maioritário. Mas a defesa da democracia não deve ser compreendida de uma forma simplista. A democracia na Associação não é um fim em si. Ela deve servir para que sejam realmente a maioria dos estudantes a controlarem a sua Associação. Sabemos que isto só pode ser garantido com o respeito e expressão das correntes minoritárias.
Sabemos que o funcionamento burocrático do M.E. tem dado muitos argumentos ao PPD. A imposição de posições minoritárias, quantas vezes não tem feito nada mais do que fortalecer a direita?
                                                                
Numa palavra companheiros: SÓ UMA CLARA CAMPANHA POR UMA LISTA SOCIALISTA ÚNICA PERMITIRA DERROTAR A DIREITA E DEFENDER A DEMOCRACIA NA ASSOCIAÇÃO, PERMITIRA DAR UM NOVO RUMO AS VOTAÇÕES OBTIDAS PELA JS.

Serão os estudantes socialistas os que melhor poderão julgar esta proposta. Para que ela se possa materializar é necessário não só um acordo mínimo, mas também uma discussão fraternal sobre os objectivos desta candidatura.
É por isso que a A.S.J. chama o núcleo da JS de Letras e todos os estudantes socialistas para uma REUNIÃO, NA PRÓXIMA TERÇA FEIRA, AS l6.30h. NO PAVILHÃO DE ANGLO-AMERICANOS entrada). Nessa reunião aprofundaremos a discussão sobre os pontos do programa.
A nossa vontade é que uma lista nestes moldes se concretize. Depende agora do resultado das discussões.
PARA IMPEDIR QUE OS VOTOS SOCIALISTAS VÃO PARAR A LISTA DO PPD!
PARA DEFENDER A DEMOCRACIA NA ESCOLA E DERROTAR A DIREITA!
FORMEMOS UMA LISTA SOCIALISTA ÚNICA!

NÚCLEO NA FACULDADE DE LETRAS DA ALIANÇA SOCIALISTA DA JUVENTUDE.
18/4/77

Sem comentários:

Enviar um comentário