Translate

sexta-feira, 31 de março de 2017

1977-03-00 - CARTA ABERTA: AO PRESIDENTE DA REPUBLICA POPULAR DE ANGOLA - Movimento Estudantil

CARTA ABERTA:
AO PRESIDENTE DA REPUBLICA POPULAR DE ANGOLA 
AO GOVERNO ANGOLANO

Foi com grande estranheza que recebemos em Portugal a notícia da prisão de Luís Carmelino (Jota), antigo membro da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (hoje Instituto Superior de Economia), para cujos corpos gerentes foi eleito no ano lectivo de 1971/1972.
A sua prisão em Angola não pode deixar de nos surpreender pois Luís Carmelino sempre se destacou pelo seu empenhamento na Luta de Libertação Nacional do Povo Angolano tanto durante o período em que estudou em Portugal como depois de abandonar os estudos para se juntar às forças do MPLA que na altura combatiam de armas na mão a ocupação colonial e imperialista. Sabemos que Luís Carmelino foi nessa altura nomeado pela Direcção do MPLA para professor do Internato 4 de Fevereiro (da 2ª região Político-militar) de que foi um dos responsáveis até 1974.
Ao tomarmos esta posição queremos no entanto deixar bem claro que ela nada tem de comum com as acções de "apoio" a pretensos "presos políticos" portugueses em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde, levadas a cabo pelas forças reaccionárias e fascistas portugueses saudosistas do colonialismo. Nós estranhamos a prisão de Luís Carmelino, que é um patriota e um democrata, mas não a prisão de pessoas que durante o colonialismo se destacaram pela sua criminosa actividade contra o Povo Angolano.
Os signatários desta carta, antigos dirigentes associativos do ISCEF no período em que Luís Carmelino (Jota) estudou em Portugal apelam pois ao Presidente da Republica e ao Governo de Angola para que libertem este destacado democrata e patriota e assegurem a sua completa integridade física e moral.
- ISABEL MARIA M. PATROCÍNIO. Corpos Gerentes da AEISCEF em 71/72.
- JOSÉ MANUEL D. FÉLIX RIBEIRO. Corpos Gerentes da AEISCEF em 69/70 e 70/71.
- JOSÉ MANUEM PALMA ANDRÉS. CORPOS Gerentes da AEISEEF em 71/72.
- MIGUEL A.R. MAGALHÃES: Corpos Gerentes de AEISCEF em 71/72.
- FRANCISCO PEREIRA SOARES. Corpos Gerentes da AEISCEF 71/72.
- VICTOR MANUEL S. COMEIA. Corpos Gerentes da AEISCEF em 69/70.
- ARMANDO C. CASA NOVA. Corpos Gerentes da AEISCEF em 70/71 e 71/72.
- JOÃO PEREIRA DE SOUSA: Corpos Gerentes da AEISCEF em 69/70 e 70/71.
- JOAQUIM A. RAMOS SILVA. Corpos Gerentes da AEISCEF em 69/70 e 70/71.
- JOFFRE A. DE SOUSA JUSTINO. Corpos Gerentes da AEISCEF em 71/72.

- O MAR. 1977

Sem comentários:

Enviar um comentário