terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

1977-02-28 - VIVA A LUTA DO COMÉRCIO - PRT

VIVA A LUTA DO COMÉRCIO

CAMARADAS:
Foi em quinze de Março de 1971, que os caixeiros saíram à rua para lutarem pela semana inglesa. Foi através da mobilização e da nossa disposição para a luta, que conseguimos o direito à semana inglesa. E, hoje, esta conquista conseguida em tempo do fascismo é-nos retirada pelo governo "socialista”.
Camaradas, isto faz parte da política do governo P.S. que cada vez mais cede ao Eanes, P.P.D. e C.D.S. A desvalorização do escudo, o aumento dos preços, a submissão à C.I.P. e à C.A.P. fazem parte dessa política.
A única forma de combater esta política do governo é mobilizando os trabalhadores, e nesse sentido é de saudar esta atitude da Direcção do Sindicato em chagar os trabalhadores para a rua, tal como o fizemos em 13 de Março de 1971. Muitos outros sindicatos deveriam seguir este exemplo para dar mais força à luta dos têxteis, metalúrgicos, químicos e construção civil.
Camaradas: Já é tempo de dizemos "BASTA". A burguesia ataca e é preciso dar uma resposta, a esta ofensiva. Não são só os trabalhadores do Comércio que são afectados por estas medidas anti-populares. Há um milhão e meio de trabalhadores que são afectados pelo congelamento dos contractos colectivos, lei dos despedimentos, lei das quotizações. O governo e a C.I.P. querem tirar-nos o direito ao descanso com a ganância de melhores lucros. Exijamos que a C.G.T.P.-intersindical e a Carta Aberta, se pronunciem abertamente contra esta política, apoiando activamente a luta dos trabalhadores do comércio. Mas também não devemos esperar que a nossa, luta saia vitoriosa, apenas com esta manifestação. Devemos reunirmo-nos para discutir como será a Continuação da luta.
- Em frente por uma Assembleia Geral para decidir novas formas de luta.
- Pela semana inglesa.
- Pelo descongelamento dos contractos colectivos.

TODOS A RUA!

Núcleo do P.R.T. do Comércio
Lisboa, 23 de Fevereiro de 1977.

ASSINA COMBATE SOCIALISTA - órgão do P.R.T.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1977-06-29 - Improp - Suplemento - IV Série - Movimento Estudantil

neste número: O funcionamento da escola nos seus múltiplos aspectos, todos os problemas com que neste momento se debate, foram alvo ...

Arquivo